
MAPEAMENTO DE BUFAS E BUFÕES

SILVER - SILVESTRE NETO
CURITIBA - PR
Silver é palhaço, bufão e malabarista com mais de 19 anos de experiência. Em 2013 se tornou PCD, tendo os movimentos das pernas comprometidos. A partir desse momento, se aprofundou também em direção, formação e consultoria em comicidade, tanto em criação de espetáculos como de números circenses. Atuou em diversos shows e cabarés como convidado. Esteve junto à criação do espaço cultural Cia dos Palhaços e do Núcleo de Palhaçaria.
Em 2018 esteve na Cia Palhaços da Corte, juntamente com o artista Marcos Gabriel Freitas, o Reverendo Fidalgo. Participou do projeto Trupe da Saúde, ação de palhaçaria nos hospitais de Curitiba. Silver desenvolve um trabalho de pesquisa continuada na área da palhaçaria e bufonaria. Possui formação com importantes mestres da palhaçaria entre eles: Marcio Libar, Mauro Zanatta, Ricardo Puccetti, Ricardo Behrens, João Artigos, Márcio Ballas, Fernando Chacovachi, Doutores da Alegria, Jean-Jacques Lemêtre (Théâtre du Soleil) Participou do Curso Formation Clown - Francine Côté’s Clown and Comedy School – Montreal (Canadá), entre outros.

LEO SZEL
RIO DE JANEIRO - RJ
Sou comunicador, multiartista, produtor cultural e pesquisador de artes da cena na UFRJ (PPGAC), onde faço mestrado e meu interesse de investigação são as relações entre comicidade, política e territorialidade, principalmente na noção de vulnerabilidade implicada nas performances cômicas e com um olhar para práticas decoloniais como aquelas que adotam a perspectiva das encruzilhadas como horizonte teórico. Há 4 anos Tenho feito diversas oficinas e cursos de formação em tecnicas da palhaçaria e meu desejo tem se encaminhado cada vez mais para a linguagem do bufão, como caminho de pesquisa e vivência artística.

BÁRBARA ALESSANDRA
SÃO PAULO - SP
Estudante de humor na SP Escola de Teatro, ingressando no 3º semestre. Pesquisadora em palhaçaria e bufonaria, com o auxilio de oficinas com mestres como Paola Musatti e Gabriel Guimard. Possui uma bufona em construção, Sardinha, que faz o levantamento de pautas politicas e feministas, denunciando abusos e assédios contra mulheres e crianças. Formanda em Jornalismo, concluindo o último semestre. Atua desde os 8 anos em projetos independentes e amadores, e agora está se profissionalizando. O campo do humor é recente em sua vida, mas ocupa um espaço de desejo e satisfação.

LUCAS LAURENO
SÃO PAULO - SP
Lucas Laureno, 28 anos. É ator, palhaço, bufão, dramaturgo, acrobata, circense, perna-de-pau, arte-educador, bonequeiro e articulador cultural. Formado em Dramaturgia (2017) e Humor (2019) pela SP Escola de Teatro. Foi aprendiz da ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André, onde compôs os Núcleos de Dramaturgia e Máscaras Teatrais, além de ter composto o Curso Técnico de Formação de Atores. Autor da dramaturgia "BANGUELA BRASIL" que aborda - através da comédia popular - questões de saúde bucal a partir dos determinantes de classe e raça do nosso país. Idealizador do projeto de palestras e rodas de conversa “Márginal Drama’s - Narrativas Marginalizadas do Teatro Paulistano” (2022). Idealizador do projeto "MAC - Mapeamento de Artistas e Coletividades de São Miguel Paulista", implementado em 2022 na Casa de Cultura Antônio Marcos, com apoio do edital de formação para jovens "Programa Criatividades - CRIA" da SMC. Integrou os projetos Aprendiz “Iniciação" e “Pré-profissionalizante” no Galpão do Circo (2019-2020). Integrou o Coletivo DioTespissio, onde escreveu e atuou no espetáculo "DioTespissio Conta São Miguel Paulista" que, com o apoio do ProAC Primeiras Obras 10/14, percorria de forma itinerante as ruas do bairro. Em 2015, produziu o "VI Festival do Livro e da Literatura de São Miguel" da Fundação Tide Setubal, pela qual também trabalhou como arte-educador por dois anos no módulo de "Teatro Para Iniciantes" (2016-2017). Como ator, trabalhou também nos espetáculos “Príncipe Crioulo” (Cia 2as de Teatro), "Super Ativos" (Instituto Paulo Kobayashi), “Guichê – uma comédia fila-harmônica” (Desimportada Cia), "Monsanto Mon Amour" (Cia Caravan Maschera), Pique Piquenique (Teatro Pequeno Ato), além de "Edíficio" e "Meninos" (Espaço Garganta - Cia II).

SHIRLEY BRITTO
RIO DE JANEIRO - RJ
Atriz, palhaça, brincante. Integrante do Grupo Teatro de Anônimo desde 1991. Formada pela Escola de Teatro Martins Pena, fez reciclagem na Escola Nacional de Circo. Ministra cursos e workshops do Teatro de Anônimo, como “Academia Clown” e “Bufonaria Filh@s do Estômago” e Bufonaria Contemporânea . Fez parte da Cooperativa de Artistas e Artesãs Abayomi de 1992 à 2005. Realizou a pesquisa sobre o palhaço Benjamim de Oliveira para a exposição de comemoração dos 10 anos do Teatro de Anônimo – Anjos do Picadeiro – Semana Benjamim de Oliveira, em 1996. Atua nos espetáculos Roda Saia Gira Vida, Tomara que não Chova, In Conserto, Lar Doce Lar, Melhor dos Mundos, Intermezzo, Todas Por Uma , Kabaret Karioka, Noites de Parangolé e a Performance Nós de Pano.

@NINAPICOLI_
NINA PICOLI
PORTO ALEGRE - RS
Mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC- UFRGS. É integrante do Coletivo Errática, desde 2014, (ocupa cargo de tesoureira da Associação Cultural Coletivo Errática, gestão 2024-2027), coletivo de teatro e performance porto-alegrense. Professora de Teatro na FUNDARTE desde 2017 (em licença de 2024 até 2025). Possui pesquisa continuada sobre bufonaria desde 2015. Atua como atriz, diretora, produtora e professora de Teatro.

JOÇA
FORTALEZA - CE
Jocilone Junior,é designer atuante na parte gráfica e de móveis planejados, artista visual, artista circense e artesão. Nascido em Fortaleza, filho de uma sertaneja paraibana e de um cearense da capital. Com formação na áre de design com atuação em artes gráficas, editorial e mobiliário. iniciou no processo com as artes em meados de 2013 partindo do desenho e experimentações com encadernação. Já em 2022 inicia a atuação em palhaçarias após cursado iniciação a palhaçaria na academia do riso do ceará e o curso prossifisionalizante de palhaçarias na vila das artes.

LUCAS CARVALHO
CARUARU - PE
Me chamo Lucas Carvalho Cordeiro, 23 anos, natural de Caruaru-PE, sou ator, professor de teatro licenciado pela UFPE e pesquisador mestrando em Artes Cênicas pela UFRGS. Meu tema de pesquisa do mestrado é o cruzamento entre a bufonaria e a filosofia cínica e como essas duas áreas do conhecimento podem contribuir para o trabalho do ator. Estou na busca de pessoas que pratiquem e pensem a bufonaria aqui no Brasil.

@TAIS.DASSOLER
@SUPERPALHA
TAIS RODRIGUES DASSOLER
SÃO PAULO - SP
Desde 2013 dedica-se à atuação cênica. Atualmente, está no solo “Lixúria”, contexto em que é criada a bufa Linda Lithium, sob direção de Claudio Carneiro. Atuou e fez dramaturgia em diversos trabalhos: peças de teatro, números cênicos e contação de história teatralizada. Dentre seus trabalhos, destacam-se: O tesouro e o monstro; Olim-Piadas, Atrasada; O Fantasma de Canterville; A aventura do pirata Barba Suja; Super Palha etc. Com tais trabalhos participou de festivais e circulou por SESCs, Virada Cultural, Fábricas de Cultura, Casas de Cultura, Projeto Biblioteca Viva, etc. No cinema atuou em Sueño Florianópolis (Dir: Ana Katz), 2018. Ministrou oficinas de Palhaçaria (Espaço Nectarius e Jureia Cultural). Concedeu entrevista sobre palhaçaria para a revista “Em Cartaz” e para live do Teatro lá dos fundos. Estudou “Escola de palhaços – Centro de referência e formação da comicidade” no Circo da Dona Bilica. Também estudou com: Pierre Byland (SUI), Hilary Chaplain (EUA), Ana Delirium (Austria), Jhon Mowat (ING), Ricardo Pucetti (LUME), Aziz Gual (MEX), Ésio Magalhães (SP), Silvia Leblon (SP), Pepe Nuñez (ESP), Iván Prado (ESP), Chacovacci (ARG), João Carlos Artigos (Teatro de Anônimo/RJ), Luis Carlos Vasconcelos, Mauro Zanata, Vítor Avallos (ARG), Ângela de Castro, Richard Riguetti, etc. Na comédia stand up, desenvolve textos autorais. Fez mais de 200 shows em Teatro, Clubes de Comédia e Bares. Ganhou o prêmio da categoria melhor Stand Up do 5. Festival de Cenas Cômicas do Parlapatões, 2024. Ganhou o prêmio de melhor comediante da noite pelo ComeRir (Inbox Cultural), 2019. Tem formação acadêmica (Graduação e Mestrado) em Psicologia.

FERNANDO DE CARVALHO
BRASÍLIA -DF
Fernando de Carvalho é dramaturgo, diretor e bufão de teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - UnB e Estudou Direção Teatral em Buenos Aires. Por 10 anos atuou na gestão da Caixa Cultural Brasília como analista pleno e foi responsável pela gestão de patrocínios, manutenção e programação do Teatro da Caixa. De 2010 a 2015 realizou a curadoria do segmento "Teatro" dos projetos de ocupação do Teatro da Caixa de Brasília. Foi integrante fundador do Grupo Liquidificador e realizou diversos trabalhos de direção dos espetáculos “ULTRA-ROMANTICO”, “A Cartomante”, "Arturo Ui" e co-direção do "Jardim das Delícias" atuação na peça Aquário e Janta 2 além de exercer a função de Coordenador Administrativo e Elaborador de projetos. Dirigiu, juntamente com Zé Celso, a peça FAUSTO, no Sesc Pinheiros/SP. Realizou a dramaturgia de diversas peças em processos de montagem. Em 2020 lançou o livro com duas obras teatrais "Ovelha Dolly e Zoológico a Céu Aberto" no MITSP pela editora Javali. O texto "Ovelha Dolly" recebeu montagens em Brasília, Salvador e Rio Branco e Curitiba. Fez a tradução e adaptação teatral do texto "Heliogabalo", de Antonin Artaud, transcriação lançada em 2022 pela editora n-1. Atualmente trabalhou com o diretor José Celso Martinez Corrêa em uma adaptação dramatúrgica do texto A Queda do Céu.

O SOJENIO
FORTALEZA-CE
Ator, palhaço e pesquisador cômico. No curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Ceará. Desde 2017 trabalhando com circo e bufonaria, tendo experiências de formação e em cena dentro de todo o território do Ceará.
%20-%20Mica%20Macaca.jpg)
MICA MACACA
FORTALEZA-CE
Artista desde que nasceu, sendo uma atriz que por anos interpretou um personagem "menino", desde muito nova aprendeu a se comunicar através dos desenhos, como faziam os antigos "homens das cavernas" - Quando aprendeu a ler e a escrever passou a criar historias em quadrinhos de forma independente, em 2001 aos 14 anos começou a escrever seu "primeiro livro", em 2006 conheceu a arte das zines e nunca mais parou de produzir e ser entusiasta dessa arte sempre com novos lançamentos e organizando oficinas. Em 2012 entrou para licenciatura em teatro onde passou a usar ainda mais seu corpo como meio para criações artísticas, foi também nesse ano que surgiu a experiência de "soltar a macaca" onde empresta seu corpo para ser habitado por um espírito ancestral y primata, y passou a explorar essa jornada em oficinas y cursos de palhaçaria y bufonaria, foi no contato com a bufonaria que se reconheceu uma bufa viva, tanto por ser uma macaca como por ser uma trava.
MURIEL/MUMUTANTE
FORTALEZA-CE

Cantora, atriz e intérprete, faz parte da Família FZNRCK como backingvocal e também possui uma trajetória na música autoral onde é influenciada pela sua experiência enquanto travesti, abordando principalmente a temáticas do coração, suas músicas vão do eletrônico ao soul/rap. Faz parte do espetáculo “baile bufa” por casa bufa, onde pesquisa e atua a bufonaria